Matriz 3 – Competências por área profissional (Fisioterapia) | |||||
| | Competências gerais | |||
Eixos pedagógicos / cenários / Campo de Saber e Prática | Nível de complexidade | Necessidades individuais | Necessidades coletivas | Organização e gestão do trabalho e da educação | Investigação científica |
| Média e Alta Complexidade | Realizar consultas, avaliações, reavaliações do pacientes,colhendo dados, solicitando,executando e interpretando exames propedêutico e complementares para elaborar diagnóstico cinético-funcional. | Inserir-se nos diversos níveis de atenção a saúde, atuando na promoção, manutenção,preven~ ção , proteção e recuperação da saúde. | Compreensão do processo saúde doença | Metodologia da Pesquisa Científica |
| | Eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas, estabelecendo prognósticos, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica. | Desenvolver o senso crítico e investigador na autonomia pessoal e intelectual necessárias para empreender contínua formação na sua práxis profissional. | Planejamento Estratégico | Estudos da utilização de técnicas fisioterapêuticas |
| | Emitir laudos, relatórios e atestados fisioterapêuticos. | Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe multiprofissional. | Rede Municipal de Atenção à Saúde | Seminários com discussões e estudos de casos clinicos. |
| | Analisar e compreender a interferência dos fármacos nos processos de avaliação e intervenção fisioterapêuticos. | Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, por meio de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas. | Organização do SUS | Metodologia do Ensino Superior |
| | | Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos. | Educação Permanente | Integração ensino/serviço |
| | | Intervir no processo saúde-doença em seus vários aspectos, sociais, epidemiológicos e clínicos. | Prática em ensino | Bioética |
| | | Humanização | Gestão de pessoas | |
| | | Saúde Baseada em Evidências | Inserir-se de forma articulada nos processos de assistência, pesquisa e ensino | |
| | | Processo de cuidar da família em diferentes contextos institucionais | | |
| | | Biosegurança e proteção do profissional | | |
Blog destinado ao desenvolvimento da gestão das residências multiprofissional da Universidade Federal da Paraiba, utilizando-se da estratégia de Educação Permanente em Saúde.
29 de mai. de 2008
Competências por área profissional - Fisioterapia
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