29 de mai. de 2008

Competências por área profissional - Fisioterapia

Matriz 3 – Competências por área profissional (Fisioterapia)



Competências gerais

Eixos pedagógicos / cenários / Campo de Saber e Prática

Nível de complexidade

Necessidades individuais

Necessidades coletivas

Organização e gestão do trabalho e da educação

Investigação científica


Média e Alta Complexidade

Realizar consultas, avaliações, reavaliações do pacientes,colhendo dados, solicitando,executando e interpretando exames propedêutico e complementares para elaborar diagnóstico cinético-funcional.

Inserir-se nos diversos níveis de atenção a saúde, atuando na promoção, manutenção,preven~

ção , proteção e recuperação da saúde.

Compreensão do processo saúde doença

Metodologia da Pesquisa Científica



Eleger e quantificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêuticas, estabelecendo prognósticos, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.

Desenvolver o senso crítico e investigador na autonomia pessoal e intelectual necessárias para empreender contínua formação na sua práxis profissional.

Planejamento Estratégico

Estudos da utilização de técnicas fisioterapêuticas



Emitir laudos, relatórios e atestados fisioterapêuticos.

Encaminhar o paciente, quando necessário, a outros profissionais estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe multiprofissional.

Rede Municipal de Atenção à Saúde

Seminários com discussões e estudos de casos clinicos.



Analisar e compreender a interferência dos fármacos nos processos de avaliação e intervenção fisioterapêuticos.

Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, por meio de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas.

Organização do SUS

Metodologia do Ensino Superior




Conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

Educação Permanente

Integração ensino/serviço




Intervir no processo saúde-doença em seus vários aspectos, sociais, epidemiológicos e clínicos.

Prática em ensino

Bioética




Humanização

Gestão de pessoas





Saúde Baseada em Evidências

Inserir-se de forma articulada nos processos de assistência, pesquisa e ensino





Processo de cuidar da família em diferentes contextos institucionais






Biosegurança e proteção do profissional



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