8 de set. de 2015

Inicio do Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, uma parceria do MEC, EBSERH e RNP, a transmissão será viabilizada pela RUTE

Amanhã, quarta-feira, dia 9/9, será realizada, em Brasília, a apresentação do Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e Panorama Nacional de Políticas Públicas. O evento acontecerá das 12h às 14h e contará com a presença do diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS)Alexandre Medeiros, e da vice-presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), Ana Estela Haddad.
A apresentação será considerada como aula inaugural do programa, que está dividido em três módulos na edição 2015: Políticas Públicas de Saúde, Segurança do Paciente e Educação Interprofissional.  Veja a programação das demais aulas abaixo.
Haverá transmissão por vídeo conferência, em tempo real, por meio do portal da Rute. Poderão participar os membros Rute previamente inscritos no programa pela Coordenação Geral de Residências em Saúde, da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação (SESu/MEC), responsável pelo gerenciamento das atividades do SIG de Residência Multiprofissional, em parceria com outras instituições e com a Rute.
Atualmente o grupo já possui infraestrutura de vídeo colaboração da Rute, o que permite:
•    Propiciar aos Programas de Residências em Saúde (Médica e em Área Profissional de Saúde) incorporarem, em seu programa pedagógico teórico, conteúdos atualizados dos temas considerados obrigatórios de serem ofertado pelos programas, de acordo com os marcos regulatórios específicos de cada modalidade.
•    Estimular a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC), pelos profissionais residentes como instrumento de aprendizado, atualização, troca de experiências e colaboração profissional.
•    Instrumentalizar os residentes sobre tecnologias disponíveis para atuação na área de educação e assistência em saúde.
•   Potencializar a integração nacional entre os programas de Residência em Saúde
•   Induzir ou implantar um curriculum ou conteúdo mínimo para possibilitar transferência e estágio optativos entre residentes de diferentes programas

Os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde foram criados com a publicação da Lei 11.129/2005. Realizados nas modalidades Multiprofissional e Uniprofissional, eles agregam 15 profissões da saúde, tais como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição. Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Física Médica e Saúde Coletiva. E o Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e Panorama Nacional de Políticas Públicas (PAPRAPS) é uma parceria do MEC, Ebserh, Rute e RNP para apoiar os preceptores dos Programas nos conteúdos transversais.

Agenda das videoconferências dos PAPRAPS:
Módulo I – Políticas Públicas de Saúde
09/09: 12h às 14h de Brasília: Aula inaugural - Apresentação do Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde e Panorama Nacional de Políticas Públicas
30/09: 12h às 14h de Brasília: SUS – quem somos, onde estamos e para onde vamos
21/10: 12h às 14h de Brasília: Reconhecimento de Redes
18/11: 12h às 14h de Brasília: Implementação de Rede de Cuidados

Módulo II – Segurança do Paciente
16/09: 12h às 14h de Brasília: Panorama Mundial da Segurança do Paciente
07/10: 12h às 14h de Brasília: Panorama Nacional da Segurança do Paciente
04/11: 12h às 14h de Brasília: Relatos de Experiência: Criação de Núcleos/Comitês de Segurança do Paciente em Hospitais de Ensino
25/11: 12h às 14h de Brasília: Reflexões para uma Prática Segura- Discussão de casos

Módulo III – Educação Interprofissional
23/09: 12h às 14h de Brasília: A educação interprofissional e a inserção nos currículos de formação
14/10: 12h às 14h de Brasília: Trabalho em equipe ou um conjunto de pessoas trabalhando?
11/11: 12h às 14h de Brasília: O trabalho interprofissional em contextos complexos hospitalares: a residência multiprofissional pode promover essa prática?
02/12: 12h às 14h de Brasília: RUTE: Suporte para o PAPRAPS e outras ações nacionais de Telessaúde
09/12: 12h às 14h de Brasília: Encerramento do Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde.
Fonte: Gerência de Comunicação Corporativa - GCC / RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - http://www.rnp.br/

Nenhum comentário: