15 de abr. de 2010

Videoconferência: Eventos Adversos Graves Associados com a Vacina Influenza Pandêmica (H1N1)


O Hospital Universitário Lauro Wanderley é um dos 188 hospitais que integram a Rede Sentinela, de iniciativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e dentro destes, também é um dos 85 que estão cadastrados para receber em tempo real as transmissões do Programa Sentinelas em Ação, que acontece todas as terças-feiras, às 11h, diretamente do Hospital Sírio Libanês (SP). Em cada edição do programa, com duração de cerca de uma hora, um convidado aborda algum tema relacionado ao gerenciamento de riscos ou à utilização apropriada de tecnologias em saúde. Na última terça-feira, dia 13/04/10, a equipe de residentes pôde assistir a uma videoconferência cujo tema foi: Eventos Adversos Graves Associados com a Vacina Influenza Pandêmica (H1N1). Esse tema foi bastante esclarecedor e pertinente, tendo em vista o momento em que estamos vivenciando uma campanha de vacinação contra a Influenza H1N1. Devido ao reconhecimento por parte dos residentes da importância de atividades como essa para a Educação Continuada em Saúde, ficou acordado que essas atividades de videoconferência farão parte de nossa carga-horária teórica dentro da programação da RIMUSH.

14 de abr. de 2010

Abertura Solene da Residência com Autoridades

Na última quinta-feira, dia 08/04/10, das 08h às 11h, foi realizada no auditório do HULW a abertura solene da RIMUSH. A mesa de autoridades foi composta pela nutricionista representante dos residentes Flaviana Gonçalves de Arruda, pela coordenadora da RIMUSH Lenilma Bento de Araújo Meneses, pela diretora do Centro de Ciências da Saúde Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz, pelo diretor-superintendente do HULW João Flávio Paiva e pelo coordenador da RIMUSH Jordane Reis de Menezes. Cada integrante da mesa pôde falar um pouco do significado dessa residência tanto a nível institucional quanto a nível profissional. Ficou evidente toda a luta envolvida no processo de implantação dessa residência e o quanto os profissionais envolvidos nessa causa estão hoje felizes e realizados com mais essa vitória.

11 de abr. de 2010

Oficina de Construção de Competências



Já no primeiro dia da Semana de Recepção e Acolhimento do Residente da RIMUSH foi realizada uma Oficina de Construção de Competências, onde as residentes se dividiram por núcleo profissional a fim de discutirem suas práticas e elaborarem um documento que apresentasse conclusões a esse respeito. Na quarta-feira, dia 07/04, foi dada continuidade a essa oficina, onde desta vez os grupos foram divididos por ênfae (Atenção à Saúde Cardiovascular do Adulto, Atenção ao Paciente Crítico e Atenção à Saúde do Idoso), e foram elaboradas competências multiprofissionais que envolvessem as profissões de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Serviço Social. Na quinta-feira foi feita a apresentação dos resultados pelas residentes da Ênfase da Atenção à Saúde do Idoso e na sexta-feira, concluiu-se a oficina com as demais aprsentações dos grupos de Atenção ao Paciente Crítico e Atenção à Saúde Cardiovascular do Adulto. A partir dessa ação, surgiu a ideia de serem realizadas outras reuniões visando a troca de experiências entre a equipe multiprofissional sobre temas específicos e códigos de ética. As competências de cada ênfase construída pela equipe matricial serão apresentadas em breve às residentes para que seja feito um confronto entre os dois produtos, a fim de se estabelecer da melhor maneira possível, as atribuições de cada profissional .